Primeira representação da Imaculada Concepção

A primeira representação da concepção de Maria personificada em uma mulher aparece em uma obra de Carlo Crivelli, de 1492, hoje no the National Gallery em Londres. Nela se pode observar uma mulher com as mãos postas e sobre ela, dois anjos erguem uma faixa onde se lê: Ut in mente Dei ab initio concepta fui ita facta sum (desta maneira na mente de Deus desde o início fui concebida e assim fui feita). Na parte superior da composição, aparece Deus olhando para baixo, contemplando sua criação.

A direita da mulher aparecem uma maçã e uma abóbora, simbolizando a ressurreição (abóbora) como antídoto contra a morte e o mal (maçã); à sua esquerda cinco peras e um pêssego: o número cinco alude às cinco chagas de Cristo, a pêra alude ao Cristo encarnado e seu amor pela humanidade, e o pêssego simboliza o fruto da salvação. Também à sua esquerda, logo abaixo das peras e do pêssego, há um jarro transparente com lírios brancos, simbolizando a pureza da virgem.
O lírio é particularmente associado à Imaculada Concepção e a referência vem da canção de Salomão (2:1): Eu sou a rosa de Saron, o lírio dos vales. A direita da mulher, uma outra jarra, de aparência mais rústica, com rosas – um atributo tradicional da Virgem, herdado da Vênus romana, que se tornando a ‘rosa sem espinhos’ simboliza Maria, preservada das conseqüências do pecado original.

Referência: The National Gallery, Londres

Pesquisa: Marcia Bonnet.
Anúncios

Publicado em 27/11/2009, em Concepção, National Gallery. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

comente o artigo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: